Home » Exercícios para emagrecer, Geral

Exercícios Físicos para Fazer em Casa

9 October 2011 No Comment

Exercícios físicos para fazer em casa

Todos sabem da importância dos exercícios físicos para a manutenção da saúde e do equilíbrio do organismo humano. Inúmeras pesquisas cientificas já foram realizadas para comprovar os benefícios que as atividades físicas promovem nos seres humanos. No entanto, devido a agitação da vida moderna nas grandes cidades muitas pessoas apesar de saberem disso não praticam nenhum tipo de exercício, sob o pretexto de falta de tempo. Porém e se elas não tivessem que sair de casa para fazer atividades físicas? Se fizessem os exercícios dentro da própria residência? Será que existe algum tipo de exercício  para fazer em casa que surte o efeito desejado?É o que iremos saber a seguir:

Economia de tempo e dinheiro com exercícios em casa

Para as pessoas que não dispõem de muito tempo para passar horas em academias realizando exercícios físicos, fazê-los dentro da própria casa  é uma opção viável e que surte o efeito desejado se praticado com regularidade e sob orientação ao menos inicial de um especialista da área. Alguns preferem inicialmente a ajuda de um personal trainer para incentivá-los, outros já preferem começar as atividades sozinhos ate mesmo por uma questão de economia.

De acordo com profissionais para que se consiga obter um bom resultado, as atividades devem ser realizadas no minimo três vezes por semana por um período de  trinta minutos. Um dos exercícios aconselhados são aqueles  para equilibrar as pernas da pessoa, para que somente com uma elas seja capaz de sustentar o próprio corpo, trabalhando também a musculatura do abdômen.

Alguns exemplos de exercícios para as pernas, são os seguintes, de acordo com profissionais da área: Com o pé direito no chão,deve-se flexionar a perna esquerda, estendendo os braços para frente. Na sequência a pessoa deve fazer um agachamento empurrando a região glútea para trás sempre com  a coluna ereta. O exercício deve ser sempre alternado ora com o pé direito, ora com o pé esquerdo.

Exercícios físicos para fazer em casa

Objetivos dos programas de exercícios em casa

Os exercícios físicos quando realizados em casa de uma maneira correta são capazes de fortalecer os músculos do corpo, como se a pessoa estivesse realmente em uma academia de ginástica. Segundo especialistas na área de educação física alguns tipos de atividades físicas podem fortalecer todos os músculos do corpo da pessoa, porém essas atividades devem se realizadas com cuidado para que não ocorra lesões musculares. Alguns exercícios que podem ser realizados em casa como por exemplo, os exercícios  abdominais, as flexões e os pulos devem ser feitos sempre com um aquecimento para prevenir possíveis lesões nos músculos.

Algumas vantagens em se exercitar dentro da própria  residência são: Independência para se exercitar no horário que quiser; Em caso onde houver aparelhos de ginástica a pessoa será a única a utilizá-los; A escolha da música que será ouvida é a própria pessoa quem escolhe; E principalmente a pessoa poderá economizar  muito se exercitando em casa, pois não terá que pagar academias de ginástica.

Aparelhos que auxiliam nos exercícios em casa

Atualmente devido a grande quantidade disponibilidade de aparelhos de ginástica e musculação no mercado é possível montar uma academia praticamente completa dentro de casa. Os objetos que a pessoa com certeza terá de utilizar para  fazer os exercícios dentro de casa  são um bom colchonete, caneleiras e halteres. De acordo com especialistas alguns aparelhos são essenciais para que  a pessoa possa conseguir um bom resultado com seus exercícios, entre eles: Bicicletas, esteiras eletrônicas, aparelhos de steps para fazer exercícios aeróbicos.

Já para aqueles que preferem a musculação o ideal é comprar os chamados bancos  multi-exercícios pois oferecem ao usuário uma grande variedade de movimentos que proporcionam um maior ganho de massa muscular no indivíduo. Vale ressaltar que quando a  pessoa decide comprar aparelhos para montar uma academia de ginástica em casa, deve levar em  conta o espaço físico que possui dentro do imóvel.

Considerações finais

Fazer  exercícios físicos dentro da própria casa é uma alternativa prática, econômica e funcional para as pessoas que não dispõem de muito tempo para se locomover até as academias. No entanto, o ideal é que a pessoa antes de começar qualquer tipo de atividade física tenha a consultoria de um profissional especializado na área para que os exercícios possam surtir o efeito desejado e não provoquem nenhum tipo de lesão muscular.

Salete Dias

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Leave your response!

Add your comment below, or trackback from your own site. You can also subscribe to these comments via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.

You can use these tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

This is a Gravatar-enabled weblog. To get your own globally-recognized-avatar, please register at Gravatar.