Home » Exercícios para condicionamento físico

Exercícios físicos para gestantes

14 November 2011 No Comment

Exercícios físicos para gestantes

A gestação  de um novo ser é um momento muito importante na vida de quase todas as mulheres, No entanto esse é um período que requer alguns cuidados principalmente com a parte física, para que a gestante possa ter um bom parto e após o nascimento da criança possa ter condições de voltar mais rapidamente a forma física que tinha antes da gravidez. Por isso os exercícios físicos são fundamentais para as gestantes pois proporcionam uma boa preparação para o parto e um bom condicionamento físico no pós-parto.

Principais objetivos dos exercícios físicos para gestantes

Segundo profissionais especializados na área os principais objetivos dos exercícios físicos para as gestantes são: Favorecer um bom condicionamento não só físico como também emocional, pois a prática de atividades físicas melhora também a autoestima da mulher durante  todo o período da gestação;

Realizar um trabalho preventivo de possíveis complicações que porventura possam ocorrer durante toda gravidez realizando exercícios adaptados ao condicionamento físico da gestante; Possibilitar um parto com mais segurança e saúde tanto para o bebê quanto para a gestante.

Principais exercícios físicos para a gestante

Os  profissionais especializados recomendam alguns tipos de execícios físicos que são específicos para as mulheres grávidas. Entre alguns estão: Os exercícios para aumentar a flexibilidade e relaxar os músculos do abdômen,das costas e da região pélvica que são muito solicitados durante o trabalho de parto; Exercícios com a finalidade de estimular o metabolismo do corpo da gestante e  a circulação sanguínea.

Atividades com o objetivo de melhorar a amplitude dos membros superiores e inferiores, conhecidos como exercícios de elasticidade; Exercícios que melhoram a contração e o relaxamento da pelves e do abdômen para auxiliar a gestante na hora do parto quando há a dilatação e expulsão do bebê; Exercícios realizados dentro da água como natação ou hidroginástica que promovem uma melhora na musculatura das pernas e da pelves.

E os exercícios que envolvem a respiração, que são de extrema importância para as mulheres grávidas pois servem para acalmar a gestante na hora do nascimento da criança quando há a dilatação, além dos exercícios que trabalham os músculos abdominais que são muito requisitados no momento da expulsão do bebê do ventre materno.

Sugestões de exercícios físicos para gestantes

Segundo especialistas na área, a gestante pode iniciar seus exercícios físicos já nos primeiros três meses começando  com uma orientação de postura, técnicas de relaxamento e atividades que envolvam o processo da respiração. A ginástica realmente deve começar após os segundos três meses com atividades como fortalecimento muscular, alongamento,exercícios de respiração e posturais, com posturas corporais em decúbito ou estática, que irão auxiliar às mulheres grávidas no momento do nascimento do bebê.

A mulher deve exercitar-se pois quanto mais movimentos fizer  melhor serão suas condições durante toda a gestação, e principalmente no momento do nascimento da criança. Alguns tipos de exercícios posturais que podem ser realizados nas rotinas domésticas são: A gestante ao sentar ou caminhar deve estar sempre com coluna ereta, para evitar dores resultantes de uma postura corporal inadequada.

Outra importante sugestão é quando cair algum objeto no chão e a gestante precisar pegá-lo, deve encostar os joelhos no chão, ou seja se agachar. Uma caminhada de pelo menos vinte minutos feita com regularidade é muito benéfica para a gestante pois melhora seu condicionamento físico geral; Quando estiver sentada em uma cadeira a gestante deve esticar as pernas fazendo círculos só movimentando seus tornozelos.

Para a flexibilidade das costas, mulher grávida deve sentar no chão com elas apoiadas na parede e as pernas flexionadas,alongando também toda a coluna. Ao dormir a gestante deve preferir mais a posição de lado, do que a de barriga para cima; Quando for se levantar na cama deve apoiar os dois braços no colchão e então deve empurra-se para cima e na lateral, sendo que os pés devem ficar um atrás do outro, a cabeça para frente e as costas sempre eretas.

Considerações finais

Os exercícios físicos são muito importantes para as gestantes, porém devem ser adequados ao condicionamento físico da grávida e as limitações que esse período impõe. As atividades devem ser realizadas um mínimo de três vezes toda semana, e durante e depois da prática dos exercícios a gestante deve ingerir muita água.

Nunca esquecer de fazer exercícios de alongamento antes da atividade e de relaxamento ao término do exercício. E mais importante: Sempre ter a presença de um profissional especializado na área para fazer o acompanhamento dos exercícios físicos da gestante.

Por Salete Dias

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Leave your response!

Add your comment below, or trackback from your own site. You can also subscribe to these comments via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.

You can use these tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

This is a Gravatar-enabled weblog. To get your own globally-recognized-avatar, please register at Gravatar.