Home » Geral

O que é exercício físico?

3 November 2010 No Comment

Olá, amigos! Sejam bem-vindos ao ‘Exercício Físico’!
Para começar com o pé direito falaremos hoje sobre o que é exercício físico, e saber um pouco mais sobre a sua importância e os seus benefícios na vida de cada pessoa que pratica com frequência esta atividade. Exercícios físicos são caracterizados por alguma atividade que movimente o corpo humano. E como resultado disso gera sustenta e aumenta a predisposição física do individuo que a pratica.

Seus principais objetivos é conseguir é manter e melhorar a saúde e além disso oferecer entretenimento, diversão e distração. Os exercícios físicos ajudam a queimar calorias, resultando em perda de peso e evitando o desenvolvimento do sedentarismo. A manutenção dos órgãos vitais do corpo é também responsável pela pratica de exercícios físicos.

Ainda reforçam o sistema cardiovascular, sistema muscular, ajudando na prevenção de diversas doenças como, diabetes, obesidade e auxilia na conservação do equilíbrio do valor colesterol no sangue. Isto acontece pois os exercícios físicos estimulam o sistema imunológico a funcionar melhor. Ainda ajuda no combate a depressão pois durante e após a pratica dos exercícios o nosso corpo passa a produzir mais neurotransmissores como a endorfina que gera sensação de prazer, satisfação e bom humor. Aumentando assim a disposição tanto física como mental.

Qual a melhor forma de praticar exercícios físicos?
Você deve saber que os exercícios devem ser realizados sob supervisão e orientação de um profissional licenciado para exercer tal função, isto é, um professor ou um instrutor de educação física. Caso contrário você não conseguirá atingir as metas esperadas e ainda poderá ficar lesionado, ou obter machucados graves.

Qual o melhor exercício físico para praticar?

Bom a escolha da atividade física deve ser feita de maneira estritamente pessoal, isso não quer dizer que você só deverá fazer um exercício de sua escolha, é preciso que varie a atividade de tempos em tempos. Os elementos a serem levados em consideração no momento da escolha da atividade física são referentes ao seu benefício, predisposição as atividades e aptidão.

Quando falamos em predisposição as atividades queremos dizer sobre os riscos em executar determinados exercícios, ou seja, já pensou se você possui um problema na coluna e decide fazer determinado exercício de musculação em uma academia, e esta atividade requer muito esforço das suas costas, será que ele não irá afetar a sua lesão na coluna?

Quanto ao benefício do exercício físico, só será conquistado com a prática constante da mesma, isso significa que você não deve escolher uma atividade onde não sente-se bem executando-a. E aptidão refere-se os exercícios que é preciso de certas habilidades, e para isso você deve lembrar que começará no menor nível de resistência até o maior, assim conseguirá condicionamento de forma progressiva.

Os exercícios físicos são ideais para que tenha uma vida saudável, mais longa e livre de certas enfermidades, esse são seus maiores benefícios. É extremamente importante que a atividade física seja um costume frequente desde os primeiros anos de vida. É bom lembrar também que a prática em excesso dos exercícios físicos não é recomendável para a saúde, pois tudo em excesso é prejudicial.

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Leave your response!

Add your comment below, or trackback from your own site. You can also subscribe to these comments via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.

You can use these tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

This is a Gravatar-enabled weblog. To get your own globally-recognized-avatar, please register at Gravatar.